sexta-feira, 4 de abril de 2014

Restaurante Leite

Almoço cheio de charme e cultura. Fui com amigos experimentar O Restaurante Leite (Recife/PE). Resolvi não perder a oportunidade de mistura história com sabor!  Foi um almoço celebrado com boa companhia e boa comida. Uma viagem no tempo e nas tradições.

Fundado em 1882, viu a abolição da escravatura, a Proclamação da República, a revolução de 1930, o golpe de 1964 ... Até 1958, mulher desacompanhada não entrava e, até meados da década de 70, homens eram obrigados a usa paletó para frequentar a casa.

Por sua relevância na história de Pernambuco e do Brasil, o Leite ganhou um capítulo no livro A Saga do Açúcar, da antropóloga Fátima Quintas. Ela destaca que o restaurante nasceu em um momento revolucionário - fim do Império e da Monarquia, abolição da escravatura, início da República.
"Sua história é importante porque nela se conjugam dois fenômenos aparentemente opostos: os fortes ecos de uma mutação política e o respeito à tradição cultural em uma época em que não foi fácil sustentar os paradigmas do passado", diz a escritora.
O Restaurante tem mais de 130 anos e sempre foi frequentando por políticos e intelectuais, como Assis Chateubriand, Gilberto Freyre, Simone de Beauvoir, João Goulart, Miguel Arraes e Mário de Andrade, o poeta. Hoje ainda grande a muitos, principalmente idosos saudosistas. 

Requinte no servir!!! Música ao vivo, tocada em piano de cauda, garçons bem vestidos, bandejas e talheres de prata, louça com monogramas, guardanapos de puro algodão, palitos de dentes feitos à mão encomendados em Portugal. Agradavelmente bem decorado, com sua cadeiras antigas, seus diferentes lustres e suas peças de época.

 /

Nossas escolhas seguiram os indicativos de melhores pratos da casa. Inciamos com um delicioso couvert oferecido pelo restaurante acompanhado de uma aprazível caipiroska de laranja lima. Então escolhemos os dois pratos mais famosos - Amantes do Mar e Bacalhau à Amadeu Dias, nome do dono do Leite desde 1955. Como sobremesa a famosa e popular Cartola. Tudo gostoso e  bem servido.

Consegui as receitas dos pratos que lá comemos no site http://prazeresdamesa.uol.com.br/exibirMateria/5624/restaurante-centenario.



Bacalhau à Amadeu Dias
1 porção

250 g de lombo de bacalhau dessalgado
2 cebolas médias
2 batatas-inglesas médias cozidas al dente
1/2 pimentão vermelho, sem pele, cortado em 3 ou 4 tiras
5 azeitonas pretas
3 dentes de alho
Sal e azeite de oliva português a gosto
1Pincele todos os ingredientes com azeite, alho espremido e sal. 2 Coloque o bacalhau em uma grelha quente e vire-o várias vezes até dourar os dois lados uniformemente. Esse procedimento dura aproximadamente 8 minutos. 3 Na metade desse tempo, acrescente também o pimentão, as cebolas e as batatas – essas por último. 4 Em uma travessa, disponha os ingredientes que acabaram de ser grelhados, ainda quentes, as azeitonas e regue com bastante azeite.


Amantes do mar
1 porção

Grelhados
250 g de filé de sirigado
2 camarões graúdos
2 lagostins
3 colheres de azeite de oliva português
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Arroz de polvo
100 g de tentáculos de polvo cozidos em água e sal
1/2 cebola picada
1 tomate grande maduro picado sem pele e sem semente
5 colheres de azeite de oliva português
1 dente de alho picado
250 ml de caldo de peixe 
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
Sal, salsinha e pimenta-do-reino a gosto  

Grelhados
1 Tempere o peixe, os camarões e os lagostins com sal, pimenta-do-reino e azeite. 2 Grelhe em frigideira quente e reserve.
 
Arroz de polvo 
1 Em um tacho largo, leve ao fogo a cebola, o alho e o azeite. 2 Refogue os ingredientes por cerca de 2 minutos. 3 Acrescente o tomate já misturado ao vinho branco, deixe ferver por mais 5 minutos e tempere com o sal e a pimenta. 4 Em seguida, adicione o caldo de peixe e aguarde levantar fervura. 5 Junte, então, o polvo cortado em pedaços e cozinhe só mais 5 minutos, finalizando com salsa fresca picada. 6 Caso seja necessário, coloque mais caldo de peixe, pois o arroz tem que ficar com consistência mais úmida. 7 Sirva os grelhados por cima do arroz de polvo. 






Cartola
1 porção

1 banana-prata cortada ao meio
1 fatia grossa de queijo tipo manteiga (do sertão)
1 colher de sobremesa de manteiga
10 g de açúcar refinado
5 g de canela em pó portuguesa
1 canela em pau

1 Passe em uma chapa, separadamente, as duas partes da banana e a fatia de queijo, na manteiga, até dourar. 2 Em seguida, coloque a banana em um prato e cubra imediatamente com o queijo ainda quente. 3 Polvilhe com a canela misturada ao açúcar, disponha o pauzinho de canela por cima e sirva imediatamente. 



Julie & Julia - Filme



Achei por acaso na tv a cabo.  O filme contrasta a vida da chefe Julia Child,  com a vida da jovem nova-iorquina Julia Powell, que aspira a cozinhar todas as 524 receitas do livro de receitas de Child em 365 dias, um desafio que ela descreveu em seu blog popular que fará dela uma escritora.
O filme é água com açúcar, bem levinho, mas é gostoso acompanhar os experimentos na pequena cozinha de Julia. O prato mais interessante para mim foi a Carne à bourguignonne, que achei a receita e pretendo experimentar.

carne


Ingredientes
. 2 kg de músculo cortado em cubos
. 2 colheres (sopa) de azeite
. 150 g de bacon picado
. 4 dentes de alho picados
. 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
. 2 xícaras (chá) de vinho tinto
. 3 folhas de louro
. 2 ramos de salsinha
. 1 ramo de tomilho
. 1 xícara (chá) de molho de tomate
. 4 cenouras cortadas em cubinhos
. 1/2 kg de cebolinhas brancas pequenas
. 2 xícaras (chá) de cogumelos cortados
. Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Aqueça o azeite na panela de pressão e doure o bacon. Junte o alho e refogue. Passe os cubos de carne na farinha e coloque-os na panela. Deixe dourar de todos os lados. Adicione o vinho, o sal e a pimenta, e mexa. Amarre com um barbante o louro, a salsinha e o tomilho. Ponha na panela, tampe e cozinhe por 25 minutos. Desligue o fogo e espere acabar a pressão. Abra a panela e junte o molho de tomate e a cenoura. Se necessário, adicione um pouco de água quente. Devolva a panela ao fogo e cozinhe por mais 15 minutos. Retire do fogo novamente e, quando acabar a pressão, abra a panela. Acrescente os cogumelos e as cebolinhas e cozinhe por mais dez minutos, com a panela destampada. Retire as ervas amarradas e sirva quente com arroz e batatas.

http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/carne-bourguignonne-506797.shtml

Bon appetit!!!

Cheesecake Romeu e Julieta

Uma delícia !!!! Receita fácil de fazer e de ótimo resultado. Já fiz algumas vezes e sempre agrada.





Ingredientes:
  • 1 pacote de biscoito de maizena
  • 200 gr. de margarina amolecida
  • 2 potes de cream cheese
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 3 ovos
  • 5 gotas de baunilha
  • 1/2 limão 
  • 500 gr. de goiabada derretida 

Modo de Fazer
Massa: Triture os biscoitos e misture com a margarina amolecida. Forre uma assadeira de fundo removível (somente o fundo) e leve para assar em forno médio por 10 minutos enquanto faz o recheio

Recheio:  Bata o cream cheese com os ovos no liquidificador, até ficar um creme homogêneo. Coloque os outros ingredientes e continue batendo por 10 minutos.Coloque sobre a massa, e leve ao forno médio por 40min. Retire do forno, espere esfriar. Quando enquanto esfriar faça a calda.


Calda: Corte a goiabada em pedaços e leve ao fogo com um copo de água. Espere derreter toda a goiabada e cubra o cheesecake com a calda .Espere esfriar e coloque na geladeira por 3 horas. Sirva gelado.

Sempre faço com cream cheese light, creme de leite light e pode usar também géléias diet!!! Não sei se fica menos calórico, mas parece mais levinho.

Peguei no seguinte endereço:  http://bom-de-cozinhar.blogspot.com.br/2012/02/cheesecake-de-goiabada.html.