terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Como água para chocolate


Capa do livro

Vi o filme há muitos anos, e de novo, e de novo ... Agora li o livro! Sempre adorei o surrealismo fantasioso das comidas que carregam os sentimentos de quem as fez. Foi assim com o bolo que fez todos chorarem e a codorna que seduziu. O livro é maravilhoso, os exageros tornam cômicos e aliviam a triste história de amor. Imperdível!!!!

BOLO CHABELLA
INGREDIENTES: ½ xícara de açúcar, 6 gemas, 2 ovos, 1 xícara de farinha de trigo, 1 colher de sopa de raspa de limão, ¾ de xícara de geléia de damasco. COBERTURA: 2 xícaras de açúcar de confeiteiro, 1 colher de sobremesa de suco de limão, 2 claras PREPARO: Na batedeira, bata os ovos, 2 gemas e o açúcar, até obter uma mistura clara. Junte as gemas restantes, a casca de limão e continue batendo. Acrescente farinha de trigo e misture cuidadosamente. Coloque em 2 formas com 25 cm de diâmetro e asse em forno pré-aquecido. Depois de frio, recheie com geléia de damasco e cubra com as claras batidas (bem firmes), açúcar e raspa de limão.
Passagem do filme - Quando os convidados comem o bolo, que havia sido "temperado" por lágrimas, a festa de casamento da irmã de Tita com o Pedro termina com mais lágrimas e tristeza. 


CODORNAS AO MOLHO DE PÉTALAS DE ROSAS
INGREDIENTES: 6 codornas, 12 rosas vermelhas, 12 castanhas portuguesas, 3 colheres de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de anis, 2 colheres de sopa de mel, 2 dentes de alho, 2 gotas de essência de rosas, 3 copos de água, sal e pimenta.
PREPARO: Limpe e tempere as codornas com sal e pimenta. Amarre as pernas e doure na manteiga. Em outra panela doure o alho com o restante da manteiga. Junte o purê de castanha (depois de cozida em água e sal), o mel, as pétalas (amassadas no pilão, junto com o anis), a água e o sal. Deixe cozinhando em fogo brando. Peneire esse molho e acrescente a essência de rosas e as codornas. Decore o prato com pétalas de rosas.
Passagem do filme - Tita faz a cordona e passa todo o seu desejo por Pedro ao prato, levando Getrudesa fugir nua na garupa de um revolucionário de Zapata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário