domingo, 12 de janeiro de 2014

Doces dos Conventos de Portugual

Adoro associar comida com história. Acho que o sabor da comida é maior quando vem recheado de tradição. Depois de muita procura consegui adquirir este livro:



Aqui vai um pouco da pesquisa que fiz sobre o livro:

O Historiador e Antropólogo Alfredo Saramago é um dos mais importantes nomes mundiais quando o assunto é a história da alimentação.Autor de diversos livros, a maioria dedicada à cozinha e história do Alentejo.

Segundo o autor, em Portugal, temos uma riqueza doceira muito grande. Há uma doceria popular e uma de convento. A doceria popular é mais pobre, contando com menos açúcar e menos ovos, mas com grande influência árabe, onde o mel e o azeite funcionam muito. A doceria de convento é uma coisa completamente diferente. Os conventos que existiam em Portugal eram ricos. E por que ricos? Porque eram as segundas filhas dos casamentos que iam para os conventos. Normalmente, as famílias só davam dote para uma filha, a segunda tinha um dote menor e preferia ir para um convento e não casar, porque tinha uma vida mais divertida no convento. Um exemplo disso, em Évora, é o Convento da Conceição. Foi o convento mais rico de Portugal. A população do convento era riquíssima, pois as moças entravam com um dote grande.

Achei legal a seguinte colocação: "A questão é que a vida desestruturou-se completamente. O encargo diário de fazer comida é muito forte e tira o prazer. Agora, tanto o homem quanto a mulher, voltaram a gostar de cozinhar nos fins de semana, nos dias de folga, nas festas com amigos. Durante a semana, ninguém mais vai almoçar em casa, tem que comer em qualquer lugar, rápido. As pessoas não têm tempo de ficar sentadas duas horas à mesa. E no jantar chegam cansados, os filhos chegam, um as sete e outro às nove, o outro come à hora que quer. É um processo natural e não vale a pena pensarmos em voltar à antiga. É o que está acontecendo e, quando isto acontece, as pessoas o fazem com mais prazer".

Não deixem de ler:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/com-acucar-e-afeto-brasileiros
http://www.mardevinho.com.br/colunas/alfredo-saramago
http://www.revistaviverbrasil.com.br/157/materias/01/tradicao/doces-sabores-de-portugal/
 
Depois vou selecionar umas receitas para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário